domingo, 22 de maio de 2016

Pensando na Origem da Política

   Hoje teremos um texto um pouco diferente. Porém continuamos voltados ao estudo e ao pensamento político. Falaremos sobre as origens e definições da política, desde a origem etimológica até a origem histórica. Vamos lá?

     A palavra política vem do grego πολιτικός / politikos, significa "de, para, ou relacionado a grupos que integram a Pólis”. E o que á a Pólis? Simples, Pólis significa cidade. No antigo mundo grego, as Pólis além de cidades eram também estados, ou seja, o politikó (político) era aquele que governava a cidade-estado. A palavra evoluiu para o latim "politicus" e chegou às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência dos Estados".

   Muitos pensadores definiram de formas diferentes a política, o primeiro a ter suas ideias amplamente difundidas acerca deste tema foi Aristóteles, que definia a política como “A Política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis)”. Um outro famoso pensador a definir a política foi Maquiavel, que dizia em seu excelente livro O Príncipe “Política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo".


    Eu defino a política nos dias de hoje como toda relação interpessoal ou intergrupal que envolva troca de interesses de qualquer tipo. Portanto, a política é muito mais abrangente e presente em nossas vidas do que alguns imaginam. Além de ser a política o que mantém uma ordem estrutural na sociedade, sem ela viveríamos em um estado anárquico. Creio que tenha ficado claro a importância que a política tem, portanto é mais importante ainda estudar e pensar nesse tema. Gostou do texto? Compartilha com seus amigos. Semana que vem teremos uma surpresa no blog, até lá!
Igor Andrade"

6 comentários:

  1. Adorei o texto, sinceramente. Vejo que a política é mal vista no Brasil, com razão, mas se o brasileiro soubesse de onde ela vem e toda a sua teoria, como fala o texto, ele compreenderia melhor o que acontece no lugar em que vive e em um certo ponto, se interessaria pela política. Mas, a falta de conhecimento e a preguiça de estudar sobre o que se fala, afeta todos os aspectos, e na política não é diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Muito de nossos problemas seriam resolvidos com uma maior participação da população na política!

      Excluir
  2. A política deveria ser ensinada na escola, desde os anos iniciais. Antigamente, as disciplinas de OSPB (Organização Social e Política do Brasil) e EPB (Estudos de Problemas Brasileiros) contribuíram um pouco para essa noção mais real da política. Hoje, infelizmente, não vemos um estudo organizado do tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo, hoje os jovens pouco sabem da importância da política na nossa vida. Se essas matérias retornassem a grade curricular, certamente teríamos um avanço!

      Excluir