domingo, 12 de junho de 2016

Pensando na Ideologia


  Recentemente eu estava refletindo sobre a política brasileira e vi que muitos dos problemas que enfrentamos é causado pela falta de ideologia dos políticos. Mas como assim falta de ideologia? Por que ela é tão importante? Vamos pensar nisto...

  O sociólogo contemporâneo John B. Thompson oferece uma formulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação. Considero a ideologia como um conjunto de ideias que guiam um posicionamento. Ou seja, a ideologia nada mais é que um conjunto de paradigmas que guiam as ações políticas.

  O que acontece hoje com os políticos brasileiros é a total falta de ideologia. Ou o descompromisso com ela, pensando demagogicamente e não ideologicamente. São poucos os políticos que agem como deveriam agir, representando ideias e agindo a favor de suas próprias ideologias. Cito como exemplo disto Eduardo Cunha, evangélico e conservador, pode ser visto como um parlamentar de direita. Porém age apenas para seus próprios interesses, e por isto fez campanha para o PT nas últimas eleições, ajudando a eleger Dilma Rousseff. Se Cunha pensasse como um parlamentar deveria pensar, ele não faria isto, defenderia pautas de acordo com sua ideologia.

  Porém nem todos os parlamentares agem desta maneira, existem bons exemplos de deputados e senadores que agem de acordo com os interesses de quem eles representam. Podemos citar do lado da direita Jair Bolsonaro, Marco Feliciano, Ronaldo Caiado entre outros. Do lado da esquerda, Jean Wyllys, Jandira Fhegali e Ivan Valente. Sem entrar no mérito da ideologia em si, esses políticos agem como todos deveriam agir.

  É possível afirmar que se todos os parlamentares seguissem suas linhas ideológicas de maneira firme, teríamos um parlamento melhor e consequentemente um país melhor. O confronto ideológico gera o debate e o debate gera progresso. E o que estamos precisando é de progresso! 

Gostou do texto? Compartilha com seus amigos! Abraços e até semana que vem.


Igor Andrade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário